Uma das dúvidas mais frequentes entre os viajantes prestes a embarcar para o exterior é: como comprar dólar de forma segura? Essa é uma preocupação que acaba tirando o sono de muita gente, e não é para menos. Muitos fatores devem ser levados em consideração, como a segurança do processo, cotação da moeda, melhor forma de pagamento, impostos entre outros.

Pensando nisso, reunimos neste artigo os principais pontos que você precisa saber para se programar de forma segura e garantir uma viagem mais tranquila. Confira abaixo as dicas:

Compre aos poucos

O melhor é se planejar para comprar aos poucos. Assim você consegue acompanhar as variações das cotações e aproveitar as melhores oportunidades. Além disso, comprando aos poucos, não é preciso desembolsar todo o valor de uma só vez.

Uma boa dica é fazer uma média do valor necessário para o tempo que for ficar fora e dividir pelo tempo que resta até a data do embarque. Dessa forma, você consegue separar uma quantia para esse investimento todo mês sem pesar no bolso.

Se for o caso de uma viagem mais longa, como um intercâmbio por exemplo, tal planejamento é ainda mais importante e pode ajudar muito a viabilizar a viagem

Evite cartão de crédito

Se possível, prefira sempre o cartão pré-pago ou dinheiro em espécie, pois, dessa forma, você consegue ter certeza do custo da viagem, já que o câmbio é fechado no momento da compra da moeda ou recarga no cartão, ou seja, você sabe o valor exato que está pagando por cada dólar em questão.

O cartão de crédito apresenta maiores riscos da variação de cotação, pois é sempre considerada a cotação equivalente à taxa vigente na data do fechamento da fatura.

Pesquise antes de comprar

Como em qualquer outra compra, é importante que seja feita uma pesquisa antes de fechar negócio, uma vez que os valores praticados pelas casas e corretoras de câmbio variam de uma para outra.

Além dos valores, os serviços também costumam variar bastante. Então, pesquise bem para ter certeza de que a escolha está de acordo com a necessidade da sua viagem.

Tenha cuidado com a Receita Federal

Um ponto muito importante a ser lembrado é que só é permitido sair do Brasil com até R$10 mil  — ou o equivalente em outra moda — em espécie sem declarar nada a Receita Federal.  O que for levado além desse valor exige o preenchimento da Declaração Eletrônica de Bens de Viajantes (e-DBV)  

Como você já sabe, a melhor maneira para viajar tranquilo e em segurança é fazendo tudo de acordo com a lei. Uma boa opção pode ser mesclar as formas de pagamento entre dinheiro vivo e cartão pré-pago.

Escolha uma corretora de confiança

Este é um ponto fundamental para quem deseja comprar dólar. Escolher uma corretora de confiança é essencial para ter certeza que você receberá dinheiro lícito e saber que estará realizando suas transações com segurança, especialmente se estiver investindo muito dinheiro em uma viagem mais longa. Além disso, ao optar por uma corretora você minimiza as burocracias e efetua as operações necessárias com mais agilidade e qualidade, lidando com profissionais especializados no mercado.

Como você pôde perceber, muitos pontos devem ser levados em consideração na hora de comprar dólar. Logo, é importante que o planejamento seja realizado com antecedência para que seja possível aproveitar as oportunidades com melhores taxas.

Agora que já falamos sobre os principais pontos, você já pode começar a programar a tao esperada viagem. Para ter ainda mais comodidade e segurança, entre em contato conosco e conheça as vantagens que oferecemos.

Escreva um comentário

Share This