Adquirir conhecimento sobre como investir em moedas estrangeiras é muito importante para quem deseja diversificar suas aplicações e obter bons retornos, de acordo com seu planejamento e estratégia definidos. Porém, apesar das diversas vantagens, nem todo mundo sabe como fazer para atingir esse objetivo com sucesso e consistência.

Moedas estrangeiras fortes, como dólar e euro, são ótimas opções de investimento, capazes de otimizar os recursos disponíveis e de contribuir para a formação e fortalecimento de um bom patrimônio financeiro.

Neste artigo, separamos 7 dicas especiais que podem ser aplicadas, a fim de ajudá-lo na compreensão sobre como investir em moeda estrangeira de modo lucrativo, assim como obter retornos satisfatórios. Continue a leitura e acompanhe.

1. Tenha um bom planejamento

O primeiro passo para ter sucesso ao aplicar em moedas estrangeiras é ter um bom planejamento de ações, que contemple não só os passos que devem ser tomados, mas também os riscos envolvidos em cada decisão. Para atingir esse objetivo, no entanto, é indicado realizar uma análise ampla do mercado, com os seus desafios e potencialidades.

Quanto mais conhecimento, maior é a segurança e capacidade de discernimento na hora de tomar decisões importantes. A consequência é que as escolhas serão mais bem fundamentadas, o que aumenta significativamente as chances de sucesso.

Uma ótima forma de iniciar o seu planejamento é identificar o seu perfil de investidor e agir de acordo com ele, afinal, de nada adianta uma pessoa com perfil conservador se arriscar para obter altos lucros e perder o sono por não ser capaz de lidar com a exposição necessária para isso. No geral podemos classificar os perfis em três.

  • conservador: no geral são iniciantes, que prezam pela segurança e, por isso, optam por investimentos com prazo maior de retorno e baixa margem de lucro, porém com retorno garantido;
  • moderado: apresenta maior disposição para correr riscos comparado ao perfil conservador, porém também deseja segurança em seus investimentos;
  • agressivo: é o perfil mais ousado, que se dispõe a correr grandes riscos em troca da possibilidade de altos rendimentos, em um curto período de tempo. No geral são mais experientes e já dominam bem o funcionamento do mercado financeiro.

2. Informe-se sobre esse tipo de investimento

Investir em moeda estrangeira nada mais é do que comprar moedas fortes de outros países, como o euro e o dólar, entre outras, ou aplicar em fundos internacionais com o objetivo de alcançar lucro a partir das oscilações cambiais de cada uma.

É importante ressaltar que esse tipo de aplicação encontra-se na categoria de renda variável, ou seja, apresenta alto grau de risco. Entre as opções para se investir em moedas estrangeiras estão: fundos cambiais, papel-moeda, fundo multimercado e derivativos.

Na prática, isso quer dizer que, se por um lado esse investimento pode trazer alta lucratividade, por outro é preciso estar preparado para os riscos proporcionalmente grandes também. Para isso também é indicado investir no desenvolvimento emocional, a fim de adquirir controle suficiente para lidar com as pressões e modificações repentinas do mercado.

3. Esteja atento ao mercado

Acompanhar de perto as oscilações do mercado e tentar interpretar os cenários apresentados é fundamental para conseguir realizar bons negócios com investimentos em moedas estrangeiras. Para isso, é indicado se manter bem informado a respeito das tendências e, a partir dessas informações, buscar as melhores oportunidades.

Também é essencial desenvolver uma gestão de riscos eficiente, visto que esse tipo de aplicação envolve um alto grau de vulnerabilidade, capaz tanto de potencializar os ganhos quanto de aumentar as perdas. Como uma nova estratégia não sobrevive somente com base nas variáveis positivas, é importante ficar atento.

4. Compare as cotações

Escolher em qual moeda estrangeira é melhor investir é uma decisão que deve ser tomada com base em dados sólidos. Por isso, é fundamental comparar as cotações de cada moeda e analisar as tendências de cada uma antes de investir.

Também é indicado estabelecer um limite para as aplicações, a fim de garantir a permanência do patrimônio mesmo se existirem perdas. Essa tolerância de perda é muito importante para manter as aplicações sob controle.

5. Analise os rendimentos gerados pelas moedas

A ideia principal de investir em moeda estrangeira é obter lucro e, por essa razão, é indicado realizar uma análise realista dos rendimentos gerados em cada um dos investimentos, a fim de obter os melhores rendimentos possíveis.

A principal vantagem desse tipo de investimento é seu bom retorno em um curto prazo, o que na prática significa que, mesmo em períodos de crise financeira, investir em moeda estrangeira é potencialmente uma boa opção, visto que, com a moeda nacional desvalorizada, os lucros são garantidos se o período cambial for bom.

6. Fique atento à tributação desse tipo de investimento

O tema tributação deve ser levado em consideração independentemente do tipo de investimento. No caso das moedas estrangeiras não é diferente, uma vez que os valores dos tributos podem ter impacto significativo no retorno esperado.

Além da cobrança do Imposto de Renda (IR) também há a incidência do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), cobrado quando os prazos são inferiores a 30 dias.

7. Tenha uma corretora de confiança

Escolher uma boa corretora de câmbio é condição indispensável para se obter sucesso em suas operações no mercado financeiro, por isso é muito importante se informar e acertar na escolha.

O indicado é procurar por empresas confiáveis e comparar os serviços oferecidos, o suporte em situações de dificuldades e as taxas cobradas. A ideia é comparar e escolher a que proporcione melhores condições e atuação para lidar com as inconstâncias naturais do mercado, visto que os mais bem preparados são os que se sobressaem.

Neste artigo falamos sobre como é importante saber como investir em moedas estrangeiras e sobre como essa opção pode se apresentar lucrativa. Com conhecimento e um planejamento estratégico, é possível obter resultados positivos mensuráveis e aprimorar cada vez mais a sua estratégia de atuação.

Se quiser saber mais sobre como ter lucro investindo em uma moeda forte e valorizada, confira nosso artigo Saiba como investir em Euro da forma correta e se informe ainda mais.

Escreva um comentário

Share This