Economizar na viagem de fim de ano é um dos principais objetivos de todo mundo. Afinal, além das merecidas férias e do sonhado passeio, ainda é preciso lidar com as festividades da época, presentes, além das temidas contas relacionadas a carros e casa que vêm, normalmente, no final e começo de ano.

Por isso, é necessário fazer um planejamento muito bem elaborado, para que seja possível curtir uma temporada conhecendo lugares novos e renovando as energias! Adotando algumas pequenas práticas, é possível economizar sem abrir mão desse momento de lazer.

Pensando nisso, trouxemos, nesse post, 7 dicas imperdíveis para você economizar na viagem de fim de ano. Confira!

1. Faça um bom planejamento

Como tudo na vida, o primeiro passo é o planejamento. Por mais que você queira conhecer diversos lugares do mundo, é essencial manter os pés no chão e saber até onde você pode chegar sem comprometer seu orçamento. Faça uma lista com as possibilidades e analise todos os gastos que estão envolvidos em cada um deles: passagem, hotel, alimentação, passeios, compras, etc.

Com isso definido, calcule quanto tempo você tem para se preparar e coloque na ponta do lápis quanto é preciso economizar em determinados períodos — que podem ser definidos em meses, semanas ou, até mesmo, dias. Muitas vezes, deixar de comprar aquele chocolate depois do almoço pode fazer toda diferença!

2. Compare os preços

Existem diversas opções de empresas no mercado e, por mais que, muitas vezes, os preços sejam bem parecidos, é importante que você fique atento e compare sempre, pois é muito comum surgirem promoções “relâmpago”. Além disso, por menor que seja a diferença entre uma empresa e outra, no final das contas, acaba pesando bastante.

Por isso, assim que tiver seu destino definido, comece a pesquisar e comparar preços. Algumas companhias aéreas oferecem valores especiais para determinadas datas de voos. Essa pode ser uma boa alternativa para conseguir passagens mais baratas.

3. Fuja da alta temporada

Nas viagens de final de ano é comum que as pessoas busquem por lugares com praias e natureza para curtir o verão. Com isso, a tendência é que os valores fiquem ainda mais absurdos com a alta demanda. Uma alternativa é buscar por lugares menos procurados, na baixa temporada ou optar por datas alternativas.

Se a maioria das pessoas prefere comemorar a virada do ano viajando, procure se programar para viajar no começo de dezembro ou na segunda semana de janeiro, por exemplo. Além de economizar, você certamente aproveitará melhor seu destino — sem precisar disputar espaço na areia ou um lugar naquela restaurante que você tanto quer conhecer.

4. Busque destinos fora do comum

Além da alta temporada, é necessário levar em consideração os destinos mais procurados nessa época. Se sua intenção é economizar sem abrir mão de viajar, busque opções fora do comum, mas que também proporcionem uma experiência única! Claro que ver a queima de fogos na Disney parece uma ótima ideia, mas pense que com o orçamento de uma viagem para lá, você pode passar dias a mais em outro lugar.

Uma boa dica é listar algumas opções de acordo com seu perfil. Considere destinos com praia, montanha, cidade grande ou campo. O que não falta é opção ao redor do mundo para você conhecer e desfrutar de uma nova cultura. O mais importante é definir o tipo de lugar que você deseja aproveitar para, então, começar uma busca mais profunda.

5. Não deixe nada para última hora

Quanto mais tempo você demorar para decidir seu destino e começar a se programar, mais cara ficará sua viagem. Isso acontece porque, com o passar do tempo, além das vagas nos hotéis e companhias aéreas irem esgotando, a procura começa a ser cada vez maior, pois as pessoas já programaram suas férias.

Desse modo, consequentemente, os preços disparam. É a lei da oferta e procura (demanda). Por isso, é altamente indicado você resolver tudo o mais rápido possível, para garantir as melhores negociações. Em alguns lugares, existe, até mesmo, a possibilidade de você fazer uma reserva e cancelar sem nenhum custo. Isso pode ser de extrema ajuda quando você encontrar um bom preço, mas ainda não tiver certeza sobre o que fazer.

6. Pesquise muito bem

Não é nenhuma novidade que pesquisa é sinônimo de economia, por isso, voltamos tantas vezes nesse ponto. Para conseguir se programar adequadamente, é necessário que você tenha em mente o quanto vai gastar com estadia, passeio, alimentação, transporte, compras, entre diversos outros gastos inclusos em uma viagem.

Pesquise pacotes promocionais e procure relatos de pessoas que já viajaram para o destino escolhido. Assim, ficará mais fácil absorver as dicas e tomar as melhores decisões. Muitas vezes, você acaba por descobrir um restaurante novo, um passeio ou ponto turístico que não estava considerando visitar.

7. Busque relatos on-line

A internet existe para ajudar em qualquer situação. Quando o assunto é viagem e destinos para explorar, não poderia ser diferente. Com a facilidade da era digital, ficou muito mais fácil ter uma noção mais ampla dos lugares que você deseja conhecer, como pontos turísticos, restaurantes, bares e feirinhas.

Além de sites especializados em reunir a experiência dos viajantes, é possível tomar como base os diversos canais e redes sociais em que as pessoas compartilham quase que em tempo real onde estão, o que mais gostaram de cada lugar e o que vale a pena fazer nele. Isso facilita — e muito — na hora de montar um roteiro.

Uma dica bônus que não podemos deixar de citar é aproveitar as baixas nas moedas locais, para comprar aos poucos. Dessa forma, quando chegar na data da viagem, você já terá um valor guardado e não terá que se preocupar com isso. Além de mais seguro, o bolso agradece por ter aproveitado os melhores valores.

Viu só como, com apenas algumas práticas, é possível economizar na viagem de fim de ano? Você não precisa abrir mão de curtir os momentos com sua família ou amigos em um lugar novo por questões financeiras. Basta fazer um bom planejamento e relaxar!

Gostou das dicas? Então, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais para eles se programarem também!

Escreva um comentário

Share This