Se você precisa comprar moeda estrangeira em espécie para atender seus gastos de viagens ao exterior, certamente já ouviu falar do mercado de câmbio paralelo. Com a grande desvalorização do real perante as outras moedas, algumas pessoas se arriscam a comprar a moeda em mercados alternativos, que oferecem taxas de câmbio mais atraentes.

Entretanto, recorrer ao mercado paralelo envolve uma série de riscos que devem ser considerados pois se trata de uma atividade ilegal. Por esse motivo, preparamos este post para apresentar os principais deles, que podem ocorrer quando se decide comprar moeda estrangeira no mercado de câmbio paralelo. Confira!

O que é cambio comercial, turismo e paralelo?

Inicialmente destacamos que existe um único mercado de câmbio legal no País. A terminologia “câmbio comercial“, ou “dólar comercial“, e “câmbio turismo“, ou “dólar turismo“, no entanto, é utilizada pelo mercado para indicar as diferentes taxas praticadas de acordo com a natureza da operação.

Assim, as expressões “câmbio turismo” ou “dólar turismo” são utilizadas comumente para classificar as operações relativas a compra e venda de moeda para viagens internacionais, geralmente em espécie.

As expressões “câmbio comercial” ou “dólar comercial” são usadas para as demais operações realizadas no mercado de câmbio, tais como: exportação, importação, transferências financeiras, etc. Essas expressões são utilizadas mesmo quando as operações são realizadas em outras moedas estrangeiras, como o euro, iene, etc.

Quanto as expressões “câmbio paralelo“, “mercado paralelo”, ou ainda, “black”, trata-se de mercado ilegal, comercializado por “doleiros” que atuam à margem da legislação e regulamentação vigente, sujeitando seus participantes às sanções legais cabíveis. Além do que envolve uma série de riscos.

Quais os riscos de comprar no câmbio paralelo?

Existem vários riscos associados à compra no “câmbio paralelo”. Entre eles, destacamos alguns a seguir. Acompanhe!

Compra de moeda falsificada

Como essa transação não é fiscalizada, é comum que sejam comercializadas notas falsas. O problema é que o adquirente só perceber isso quando já estiver no exterior, o que pode significar sérios transtornos durante a viagem.

Envolvimento com doleiros

Como esse mercado é ilegal, a ação dos doleiros corresponde a crime contra o sistema financeiro e, por isso, está sujeita a penalidades. Isso porque as operações feitas por esses agentes facilitam a lavagem de dinheiro vindo de atividades ilícitas — como corrupção e tráfico internacional —, a evasão de divisas e a sonegação de impostos.

Quando opta por comprar moeda estrangeira com um doleiro, o comprador se torna conivente com a ilegalidade e, da mesma forma, participa desse crime. Por isso, caso esse agente seja pego pela Receita Federal do Brasil (RFB) ou pela polícia, há grandes chances de que os clientes também respondam a processos judiciais. Nesse caso, a depender do volume da transação realizada, a prisão não é descartada.

Você não quer se expõe a esses riscos, não é? Então fique atento e avalie  com cuidado os prós e os contras antes de efetuar qualquer transação nesse mercado.

Manter-se dentro da legalidade é mais vantajoso do que economizar nesse processo. Comprando moeda em instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil, você evitará transtornos desnecessários e contribuirá com o combate à ilegalidade.

Onde comprar?

Procure uma instituição credenciada pelo Banco Central do Brasil. A Torre Corretora de Câmbio Ltda, CNPJ- 57582264, é uma instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil que você pode conferir no site do BCB

Exija o comprovante da operação, o qual deverá ser entregue pelo vendedor no momento da entrega da moeda. Esse comprovante é a garantia da procedência da moeda adquirida, e não esqueça de levar consigo quando viajar ao exterior, pois ele poderá ser solicitado pelas autoridades.

Ficou interessado em saber mais sobre câmbio e outros temas relacionados? Então, siga nossa página no Facebook e tenha acesso às principais novidades sobre o assunto.

Escreva um comentário

Share This